Joseph Mellot

Por trás dos vinhos selecionados pelo Empório Mundo se escondem mulheres e homens apaixonados, dedicados, comprometidos no dia a dia para fabricar produtos de qualidade accessíveis. Nessa série de reportagens os convidamos

a conhecer melhor os produtores, seus vinhedos, seus vinhos.

Direção o vale do Loire e seus castelos deslumbrantes, ao encontro do

Domaine Joseph Mellot.

1/6

Vinícola familiar e histórica localizada em Sancerre, Joseph Mellot tornou-se ao longo das gerações o especialista e o embaixador dos vinhos do Centre-Loire. Hoje, é a única vinícola presente em todas as denominações da região.

Historia

Figura inevitável na paisagem de Sancerre, a história da vinícola Joseph Mellot começou em 1513 com Pierre-Etienne Mellot. No ano de 1698, César Mellot tornou-se consultor de vinhos na mesa do rei Luís XIV. A fama do César ajudou a desenvolver uma longa dinastia de profissionais apaixonados pelo vinho. De geração em geração, o conhecimento foi sendo transmitido.


Em 1947, Edmond e Joseph Mellot abriram um bar de vinhos em Paris. Quando eles se separam em 1969, Alexandre, filho de Joseph, assumiu a propriedade. Alexandre Mellot foi um dos primeiros a acreditar no grande potencial dos vinhos de Sancerre e do Centre Loire. Ele decidiu ampliar o vinhedo, modernizar os meios de produção e dar um novo impulso à exportação. A ele juntou-se, em 1987, Catherine Corbeau Mellot, responsável pela administração e comunicação comercial.


Desde 2005, após a morte prematura do Alexandre, Catherine está à frente da vinícola, que hoje
cobre todas as denominações do Centre-Loire.

Filosofia

A vinícola trabalha há anos para produzir vinhos tão agradáveis ​​quanto elegantes, onde os terroirs se
expressam com delicadeza. Enraizada nesta bela região do Centre-Loire, a Família Mellot se estabeleceu como o símbolo e embaixadora dos vinhos da região. Suas aquisições de terras e ferramentas lhes permitiram crescer e hoje, é o único produtor do Centre-Loire a possuir terras em cada denominação: Sancerre, Pouilly-Fumé, Pouilly-sur-Loire, Menetou-Salon, Quincy, Reuilly.

 

Catherine deseja, acima de tudo, aprimorar e respeitar seus terroirs, nas melhores práticas da agricultura e seguindo os métodos dos seus ancestrais. Com o objetivo de transmitir o patrimônio preservado às gerações futuras, o Domaine Mellot estabeleceu 6 compromissos:


- Economizar recursos
- Respeitar suas ferramentas de produção (água, solo, ar)
- Preservar paisagens para moldar e manter a biodiversidade
- Contribuir para o desenvolvimento econômico e social
- Ser útil para toda a comunidade (qualidade e segurança nutricional)
- Reduzir as emissões de CO2

Clima e Solos

Os vinhos do Vale do Loire florescem em uma paisagem cultural excepcional, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Com dois mil anos de história, o vinhedo do Vale do Loire é composto por um mosaico de climas, solos, relevos e orientação que lhe conferem uma grande diversidade de vinhos.
As vinhas do Vale do Loire são caracterizadas por ambientes naturais diversificados induzidos pela grande variedade de solos e subsolos. No Domaine Joseph Mellot, implantado principalmente na região Centre Loire, encontramos solos calcários, de sílex e tufos argilo-calcários.
O rio Loire e seus numerosos afluentes desempenham um papel moderador considerável no vinhedo, favorecendo a existência de microclimas e contribuindo para uma grande diversidade de vinhos. O clima é temperado, oceânico no estuário do rio, evoluindo até um clima continental no Centre Loire.

Uvas

A Joseph Mellot trabalha principalmente as variedades de uvas preciosas e históricas da região, que são Sauvignon Blanc e Pinot Noir. Mas o Sauvignon tem a supremacia! Está em toda parte e,sem dúvida, na região do Loire se expressa da melhor forma graça à uma conjunção quase perfeita de solos e climas.

O Sauvignon de Sancerre é a alma da casa Mellot.
A uva Cabernet Franc é presente também nas denomincões Chinon e Bourgueil, enquanto a Gamay
está presente nos cortes das denominações Coteaux du Giennois e Chateaumeillant. A uva Pinot Gris encontra sua exclusividade nos vinhos rosés ​​da denominação Reuilly.

  • Facebook Social Icon
  • twitter
  • insta

Alameda Rolf Colin – Bloco B, ADM 1
Condomínio Parco Perini – Joinville – SC

(47) 3439-4294