Sud-Ouest
O Sudoeste, situado ao sul da cidade de Bordeaux, estende-se a oeste até a fronteira com a Espanha, sendo uma das regiões de maior tradição enogastronômica da França.
Curiosamente, sub-regiões desta AOC estão encravadas dentro da região da AOC Bordeaux. Os seus vinhos são inconfundíveis, pois são elaborados a partir de grande variedade de uvas antigas, hoje raramente encontradas em outras regiões do país.
Algumas AOC guardam histórias interessantes:
O Madiran tem tradição de tintos da uva Tannat, e foi daqui que essa variedade partiu para se tornar a principal uva do Uruguai.
Cahors produz vinhos varietais de Malbec, ali chamada de Côt ou Auxerrois. Daqui essa uva foi levada para a Argentina, onde se tornou o principal produto e criou um novo estilo, de repercussão mundial.
Bergerac, próxima a Bordeaux, produz vinhos rústicos e potentes, e é o cenário da célebre peça Cyrano de Bergerac, escrita em 1897 por Edmond Rostand e encenada muitas vezes no teatro e no cinema.
Existem ainda no sudoeste 6 sub-regiões AOVQDS (Appellation d’Origine Vins Délimités de Qualité Supérieure): Côtes de Millau, Côtes du Brulhois, Côtes du Marmandais, Entraygues, Le Fel, Lavilledieu e Tursan.
Fonte:
Principais uvas produzidas na região
Variedades Tintas:
-
Auxerrois (Côt ou Malbec),
-
Braucol (Fer Servadou),
-
Cabernet Sauvignon,
-
Duras,
-
Gamay,
-
Manseng,
-
Mauzac,
-
Merlot,
-
Syrah,
-
Tannat.
Variedades Brancas:
-
Arrufiat (Baroque),
-
Len-de-L’el (Loin-de-Loeil),
-
Manseng Blanc,
-
Mauzac Blanc,
-
Petite Manseng,
-
Gros Manseng,