Roche Audran

Por trás dos vinhos selecionados pelo Empório Mundo se escondem mulheres e homens apaixonados, dedicados, comprometidos no dia a dia para fabricar produtos de qualidade accessíveis. Nessa série de reportagens os convidamos

a conhecer melhor os produtores, seus vinhedos, seus vinhos.

Hoje vamos no sul do Vale do Rhône, na pequena vila Buisson, conhecer

os vinhos biodinâmicos de Vincent Rochette.

1/5

Vincent é proprietário do Domaine Roche Audran desde 1998. Hoje, a propriedade totaliza 32 hectares, todos com cultivo biodinâmico. Vincent produz vinhos da AOC Côtes-du-Rhône, em Buisson, uma colina com suas belas encostas na fronteira das regiões Drôme e Vaucluse.

Também produz vinhos de Visan e Châteauneuf du Pape.

Historia

Vincent criou a vinícola nas terras cultivadas por sua família há quatro gerações. Antes de assumir a propriedade dos pais, estes apenas vendiam suas uvas para cooperativa local. Foi o primeiro do vilarejo a produzir e engarrafar seus próprios vinhos.

Em 2000, converteu a vinícola para agricultura orgânica e, desde 2006, tem realizado o cultivo biodinâmico, que vem sendo aperfeiçoado ao longo dos anos.

Filosofia

O objetivo do Vincent é produzir vinhos de um equilíbrio que se aproxima da perfeição, destacando a complexidade e as características destes belos terroirs de Buisson. Para chegar nesse resultado, e por respeito ao Homem, à sua saúde, pelo caráter natural do vinhedo e para favorecer a mais pura expressão dos solos, recorreu ao cultivo biodinâmico. Com os pés ancorados na terra e a cabeça virada para o céu, conduz o trabalho da videira até a adega de acordo com o calendário preciso dos ritmos cósmicos, aplicando os princípios ancestrais e energéticos da biodinâmica. Para todos os trabalhos necessários ao vinhedo, bem como para a produção de vinhos, a biodinâmica conta com as constelações planetárias para aumentar sua eficiência. Assim, no Domaine Roche-Audran, toda
intervenção é pontuada por um calendário lunar específico para cada safra. Este calendário permite
definir os dias que são favoráveis ​​às flores, folhas, frutos e raízes. Além disso, o Vincent aplica regularmente tratamentos biodinâmicos baseados em minerais (sílica de chifre), plantas e esterco de vaca. Estes métodos favorecem a fertilidade e a vida do solo; o crescimento da planta e sua resistência a doenças.

Clima e Solos

As terras do Domaine Roche Audran são divididas em três tipos de terroirs.
 

Côtes du Rhône: Altitude de 180 à 250m. Solos muito complexos compostos de argila e calcário cobertos com cascalhos.
Visan: Altitude de 140m no coração da “guarrigue”, zona com vegetação típica do litoral mediterrâneo. Solos muito áridos composto por mais de 60% de seixos.
Châteauneuf-du-Pape: Solos compostos de areia coberta com seixos trazidos pelo rio Rhône.

Uvas

O Domaine Roche Audran produz vinhos de qualidade, autênticos, finos, equilibrados, expressando a riqueza dos solos e a plena expressão da fruta. As uvas cultivadas para os tintos e rosés são principalmente a Grenache, a Syrah e um pouco de Carignan. Para os brancos, Grenache Blanc na maioria, Viognier, Clairette e Bourboulenc.

  • Facebook Social Icon
  • insta

Alameda Rolf Colin – Bloco B, ADM 1
Condomínio Parco Perini – Joinville – SC

(47) 3439-4294