Fernand Engel

Por trás dos vinhos selecionados pelo Empório Mundo se escondem mulheres e homens apaixonados, dedicados, comprometidos no dia a dia para fabricar produtos de qualidade accessíveis. Nessa série de reportagens os convidamos

a conhecer melhor os produtores, seus vinhedos, seus vinhos.

Direção o nordeste da França, na maravilhosa região Alsace!

Situada no centro da região, ao pé do magnífico castelo de Haut-Koenigsbourg, a propriedade da família Fernand Engel tem vista para o castelo na entrada do pequeno vilarejo de Rorschwihr. É uma das vínicolas mais famosas da Alsace na agricultura biológica. Sutileza, frescor, ecologia e elegância incorporam perfeitamente as qualidades dos vinhos

Fernand Engel que lhes dão charme e sucesso.

Historia

Em 1949, Fernand, com a sua esposa Elisa começaram a vinificar as poucas videiras que tinham na fazenda dos pais. Começaram com apenas 6 hectares de Riesling e Pinot Noir, usados na época para fazer espumantes. Com o passar dos anos, a aceitação de seus vinhos cresceu, e novas terras foram acrescentadas à propriedade. Surgiram os vinhos brancos secos, e os Pinot Noir fermentados em tinto.

Hoje, a Sandrine (3ª geração da família) e o esposo Xavier cuidam dessa propriedade de 62 hectares, em 4 zonas de Grand Cru. Os Engel são uns dos pioneiros e dos poucos a produzir Pinot Noir d’Alsace, e em 2006 converteram suas vinhas para o cultivo biológico.

Clima & Solos

A Alsácia tem um clima subcontinental com invernos frios e secos e verões quentes. Há pouca precipitação pluviométrica devido à proteção da cadeia de montanhas dos Vosges.

Fator importante na região é a diversidade de solos. Nas encostas, encontra-se granito, calcário, arenito, argila e até solos vulcânicos. Na planície, os solos são aluviais constituídos de argila e areia. Essa complexidade geológica contribui para a grande variedade de estilos de vinhos. Solos mais ricos em argilo conferem ao vinho mais complexidade e corpo, enquanto solos arenosos e calcários dão elegância e finesse. Elementos como quartzo, xisto e ardósia tendem a passar untuosidade, mineralidade, aromas de petróleo e “pedra de isqueiro” aos vinhos, especialmente aos feitos a partir de Riesling.

Uvas

Os vinhos são produzidos a partir de 7 uvas que representam a variedade de sabores da Alsace. Cada uva tem um caráter específico:

  • Sylvaner: agradável e resfrescante

  • Pinot Blanc: redondo e refrescante

  • Riesling: fino e sútil

  • Pinot Gris: nobre e sútil

  • Muscat: refrescante e seco

  • Gewurztraminer: encorpado e potente

  • Pinot Noir: leve e frutado

  • Facebook Social Icon
  • twitter
  • insta

Alameda Rolf Colin – Bloco B, ADM 1
Condomínio Parco Perini – Joinville – SC

(47) 3439-4294