Château d' Avrillé

Por trás dos vinhos selecionados pelo Empório Mundo se escondem mulheres e homens apaixonados, dedicados, comprometidos no dia a dia para fabricar produtos de qualidade accessíveis. Nessa série de reportagens os convidamos

a conhecer melhor os produtores, seus vinhedos, seus vinhos.

Nos vamos para o Château d'Avrillé, no coração da região reconhecida

pelo Patrimônio Mundial da Unesco, o Vale do Loire!

Château d'Avrillé 2.jpg
Château d'Avrillé vista do céu
Château d'Avrillé vista do céu

Vallée de la Loire
Vallée de la Loire

Adega
Adega

Château d'Avrillé vista do céu
Château d'Avrillé vista do céu

1/5

O Château d'Avrillé, à caminho entre Angers e Poitiers, é uma vinícola referência na região. Desde anos a família Biotteau se esforça para produzir vinhos que capturam a beleza desta paisagem cheia de charme e delicadeza.

Historia
Biotteau_editado.jpg

Eusèbe Biotteau trabalhava com sapateiro, porém chegou ao ponto de não poder mais respirar o couro. Ele decidiu então se dedicar a sua outra paixão, o vinho.

Depois de aprender à cultivar e vinificar, ele comprou em 1938, 42 hectares de terra, perto de Brissac-Quincé e fundou a dinastia dos viticultores de Anjou.

Três gerações Biotteau cuidaram desta impressionante propriedade com seus 430 hectares de videira, credenciada hoje como "domaine de référence" no Vale do Loire.

Hoje Pascal e Charles Eusébio filho, neto e bisneto (4º geração) do fundador Eusèbe Biotteau, perpetuam a história do Château d'Avrillé.

Clima & Solos

Do ponto de vista geológico, a região tem dois perfis dominantes.

Em direção à região de Anjou, no oeste, o solo é composto de ardósias ou carbonífero (mistura de calcário e carvão).

A leste, encontram-se as influências da Bacia de Paris, a camada mais funda é composta de giz e os solos em superfícies são argila-calcários ou silícicos. O clima da região é oceânico: invernos poucos rigorosos, verões quentes com bastante sol e poucas variações térmicas.

1174D321.jpg
Uvas
chateau-avrille-biotteau-02.jpg

A maioria da produção é classificada como AOC (Denominação de Origem Controlada), com exceção dos vinhos brancos secos, Chardonnay e Sauvignon, que são vinhos com IGP (Indicação Geográfica Protegida). As principais uvas cultivadas no Château são o Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Gamay, Sauvignon, Chardonnay e Chenin Blanc.