Château d' Avrillé

Por trás dos vinhos selecionados pelo Empório Mundo se escondem mulheres e homens apaixonados, dedicados, comprometidos no dia a dia para fabricar produtos de qualidade accessíveis. Nessa série de reportagens os convidamos

a conhecer melhor os produtores, seus vinhedos, seus vinhos.

Nos vamos para o Château d'Avrillé, no coração da região reconhecida

pelo Patrimônio Mundial da Unesco, o Vale do Loire!

O Château d'Avrillé, à caminho entre Angers e Poitiers, é uma vinícola referência na região. Desde anos a família Biotteau se esforça para produzir vinhos que capturam a beleza desta paisagem cheia de charme e delicadeza.

Historia

Eusèbe Biotteau trabalhava com sapateiro, porém chegou ao ponto de não poder mais respirar o couro. Ele decidiu então se dedicar a sua outra paixão, o vinho.

Depois de aprender à cultivar e vinificar, ele comprou em 1938, 42 hectares de terra, perto de Brissac-Quincé e fundou a dinastia dos viticultores de Anjou.

Três gerações Biotteau cuidaram desta impressionante propriedade com seus 430 hectares de videira, credenciada hoje como "domaine de référence" no Vale do Loire.

Hoje Pascal e Charles Eusébio filho, neto e bisneto (4º geração) do fundador Eusèbe Biotteau, perpetuam a história do Château d'Avrillé.

Clima & Solos

Do ponto de vista geológico, a região tem dois perfis dominantes.

Em direção à região de Anjou, no oeste, o solo é composto de ardósias ou carbonífero (mistura de calcário e carvão).

A leste, encontram-se as influências da Bacia de Paris, a camada mais funda é composta de giz e os solos em superfícies são argila-calcários ou silícicos. O clima da região é oceânico: invernos poucos rigorosos, verões quentes com bastante sol e poucas variações térmicas.

Uvas

A maioria da produção é classificada como AOC (Denominação de Origem Controlada), com exceção dos vinhos brancos secos, Chardonnay e Sauvignon, que são vinhos com IGP (Indicação Geográfica Protegida). As principais uvas cultivadas no Château são o Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Gamay, Sauvignon, Chardonnay e Chenin Blanc.

  • Facebook Social Icon
  • twitter
  • insta

Alameda Rolf Colin – Bloco B, ADM 1
Condomínio Parco Perini – Joinville – SC

(47) 3439-4294