Beaujolais
A região de Beaujolais fica na parte mais ao sul da Bourgogne, logo depois de Lyon.
É famosa pela tipicidade única de seus vinhos, produzidos com a uva tinta Gamay.
O vinho de Beaujolais ficou famoso mundialmente a partir do projeto do Beaujolais Nouveau, que é o primeiro vinho engarrafado na nova safra.
Antes era um vinho simples compartilhado por todos os vinicultores locais para festejar a nova safra, mas um criativo projeto de marketing amparado pelo governo francês propôs a
distribuição mundial no novo vinho, transportado pelos aviões da Air France, para degustações realizadas na terceira quinta-feira de novembro a cada ano. A proposta funcionou muito bem durante os primeiros anos, perdendo parte do interesse devido à simplicidade do vinho, se comparada ao preço de venda resultante da logística envolvida.
O Beaujolais é um vinho fresco, frutado e jovial, deve ser bebido quase gelado e acompanha petiscos, frios e carnes de aves.
Os Crus de Beaujolais
O Beaujolais é classificado em três tipos básicos:
-
Beaujolais
-
Beaujolais Villages
-
Beaujolais Supérieur
Além dessas classificações, existem 10 Crus, que são vinhedos classificados por suas características de qualidade. Os vinhos dessas localizações são mais prestigiados e têm preço mais elevado, e o nome do Cru figura no rótulo.
-
Brouilly
-
Chénas
-
Chiroubles
-
Côte de Brouilly
-
Fleurie
-
Juliénas
-
Morgon
-
Moulin à Vent
-
Régnié
-
Saint Amour
Fonte:
Principais uvas produzidas na região
Variedade Tinta:
-
Pinot Noir.
-
Gamay.
Variedades Brancas:
-
Chardonnay.